Quem sou eu

Minha foto
Uma vez me perguntaram: “Os precipícios não o amedrontam?...” Respondi com outra pergunta: “O que sente quando vê um falcão em vôo?...” Ele respondeu: “Paz e plenitude!” Os seres alados jamais se amedrontam com as montanhas, paredões ou precipícios... tudo faz parte da sua trilha, do crepúsculo da alvorada ao poente... do dégradé do início da noite à poeira de estrelas da madrugada. Dizem que homens não podem voar... que o vôo é atributo dos pássaros. Provaremos aqui, em cada linha, que só não voa quem se elegeu eternamente ao patamar das lagartas... Este espaço, não é um convite ao vôo, mas o azimute para que encontre sua crisálida, para que vença o medo da escuridão e mergulhe nela. E no desvendar de si mesmo, possa então estilhaçar casulos e galgar os píncaros distantes da perfeição do próprio vôo. (2/04/2009)

terça-feira, 7 de abril de 2009

Arco-Íris dos Povos


Sou uma sombra!
Venho de outras eras,
Polinizado em estranhas reentrâncias,
Procedo da escuridão do Cósmico segredo,
Da substância de todas as substâncias!

Não sou negro, traçado de genes africanos;
Muito menos branco, genótipo do hibridismo europeu;
Não sou oriental, asiático de olhos esticados;
Nem índio, de pele morena e corpo delgado;
Tampouco sou mongol, das tribos geladas do sul.

Sou o arco-íris dos povos
Miscigenação poliétnica de traçados abstratos
Quase vangoghianos
Sou negro de olhos azuis,
Loiro de pele morena,
Branco de cabelos duros

Sou a metamorfose na osmose de todas as raças
Estou acima do preconceito da razão e da lógica
Na simbiose de todos os mundos
Sou deus sol vestido de mera criatura
Estou no sorriso de todos os anjos
E no desespero de todos os demônios
Sou a raça do Brasil!

Edson Pereira
2002


Portanto, não me venham impor sua falsa cor,
me chamando de negro sujo, branco nojento, amarelo sem sal...
não me tragam suas camisas com 100% de negritude
ou me ofusquem com oxigenadas que mimetizam raças.
Porque não se pode separar o que o universo uniu,
nosso sangue multicor.
Adaptação para a semana do Negro em 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário